Visita à sede da Associação de Surdos de Passo Fundo é oportunidade para debater propostas e ideias

                 A campanha de Claudia Furlanetto continua promovendo encontros para a divulgação de propostas e debate de ideias. Na última quarta-feira (11), foi a vez da Associação dos Surdos de Passo Fundo (ASPF) interagir com a candidata, que abriu espaço para que os membros da associação discutissem quais as principais demandas do grupo.

                 Claudia, que também é intérprete de libras com certificação pelo Ministério da Educação (MEC), trabalha junto à Associação de Surdos da cidade há cerca de 10 anos, auxiliando os membros do grupo em atividades que requerem a presença de um intérprete para auxiliar na comunicação.

                Para ela, poder retornar ao grupo, agora na época de campanha, é uma chance não só de rever amigos, mas também de constatar a dinâmica das atividades desenvolvidas pelos surdos. “Estou muito feliz de estar aqui novamente. Há anos venho desenvolvendo trabalho de apoio às pessoas com deficiência – cegos, surdos e cadeirantes. Muitas famílias me provocaram para que eu fosse candidata novamente, já que os vereadores não se interessam por essa causa. Nossa relação é muito forte, e acredito mesmo que os surdos devem ter oportunidades, já que não só podem como devem seguir carreiras profissionais”, afirmou.

                Jorge Luis da Silva, que trabalha na Semeato e é tesoureiro da entidade, comentou sobre os problemas enfrentados pela associação, como a falta de estrutura e necessidade de ampliação do espaço físico. “Há anos estamos no mesmo espaço e não temos dinheiro. Com uma vereadora que lute pelos nossos problemas, como a Claudia, podemos melhorar nossas condições”.

                Como exemplo de sucesso no desenvolvimento de um atendimento melhor para o grupo, Jorge comentou sobre a APAE, entidade que graças a um trabalho estratégico conseguiu melhorar a estrutura. “Com isso o atendimento deles ficou muito melhor. A Claudia está nos dando uma possibilidade de juntos – e de forma planejada –, lutarmos para mudarmos nossa realidade”, disse.

                Claudia trouxe duas propostas para debater com o grupo de surdos reunidos para o encontro. Uma delas foi para que a Associação organizasse um documento com as principais demandas do grupo, e, junto aos candidatos a prefeito, firmasse o compromisso de que elas fossem cumpridas. Outra é para que haja a presença de professores e intérprete de Libras nas escolas, que sofrem pela carência de profissionais na área.

                De acordo com Francinei Rocha Costa, professor de Libras e acadêmico do curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma das principais questões que precisa ganhar força é a da educação inclusiva, necessária também nos esportes. “Falta locais adequados para que os surdos e cegos possam realizar atividades esportivas. Além disso, falta uma dinâmica de capitação de recursos fiscais para o desenvolvimento das atividades de acessibilidade”, lembrou o jovem.

                O encontro só foi possível graças o trabalho dos intérpretes de Libras, que traduzem os gestos utilizados na conversação dos surdos. Cristine Luna, profissional da área, acredita que o apoio da comunidade surda é fundamental para o sucesso na campanha. “Comecei a trabalhar com Libras por conta da Claudia. Eu trabalhava na Câmara de Vereadores e me emocionei com o trabalho dela. Fiz de tudo para aprender e começamos a bater papo na linguagem dos sinais. Eu acredito muito no trabalho dela e sei o quanto é importante conhecer a área das pessoas com deficiência e da acessibilidade, e a Claudia é super qualificada nisso. Estou orgulhosa de ter a Claudia como candidata”, confirmou.

Sede da ASPF localiza-se atrás da antiga prefeitura de Passo Fundo (FOTO AFONSO GOBBI)

 

Claudia discute propostas com os surdos (FOTO AFONSO GOBBI)

 

Claudia contou sobre sua trajetória e campanha (FOTO AFONSO GOBBI)

 

Claudia com a presidente da entidade, Ana Cristina Vilas-Boas (FOTO AFONSO GOBBI)

 

Cerca de 15 membros da associações participaram do encontro (FOTO AFONSO GOBBI)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s